ESCRITORA - CURSOS

PALESTRAS - COACHING - CURADORIA

Andanças literárias pelo Rio Grande do Sul

Minha participação em Feiras de Livros e Projetos de Incentivo à Leitura.

 \  Blog  \  Andanças literárias pelo Rio Grande do Sul

Andanças literárias pelo Rio Grande do Sul

 

Estas fotos (clique para passar, são várias!) são das minhas andanças literárias pelo Rio Grande do Sul e dos eventos que participei. Na semana de 15 a 19 de agosto de 2016, trabalhei com a AMA Livros, uma distribuidora de livros de Porto Alegre preocupada com o trabalho com a literatura, um trabalho super diferenciado. A AMA Livros oferece livros de literatura para as Escolas e Secretarias de Educação.
De 15 a 17, participei do Projeto LeiturAção, da Secretaria de Educação de São Leopoldo. Projeto lindo, preocupado com a formação de leitores. Encontrei alunos preparados e professores mais engajados com a literatura. Muitas escolas pesquisaram minha vida e obra e me surpreenderam bastante. Souberam me descobrir nas entrelinhas. Claro que a cada ano o projeto vai melhorar ainda mais, porque praticamente todos os educadores já entenderam a importância da formação do professor leitor e mediador de leitura. Algumas escolas viveram tão bem os meus livros, entraram nas histórias e deram vida aos personagens. Exploraram, inclusive, a minha biografia, que agora está bem completa aqui no meu site. Foi emocionante! Vida longa para o LeiturAção!
Na noite do dia 16, fui para Sapiranga participar de um encontro com pais e professores do Colégio Luterano São Mateus. Ministrei a palestra Formando leitores através do exemplo. A palestra ocorreu na Igreja Luterana de Sapiranga e foi sensacional. De temas polêmicos, incluindo morte e homossexualidade, a Jesus, falamos de tudo um pouco. Noite inesquecível!
Na noite do dia 17, tive um bate papo com Educadores no Espaço Mirabolando, em Portão, um espaço incrível idealizado e coordenado por Daniela Diefenthäler, que trabalha a arte-educação em todas as suas vertentes. Noite de muita reflexão!
Já nos dias 18 e 19, estive em Nova Hartz para participar de encontros em algumas escolas municipais que leram meus livros por ocasião das Feiras de Livros Escolares. Foram encontros que me surpreenderam, sobretudo com os jovens. Perguntas inteligentes, jovens interessados em trocar ideias, curiosos para entender algumas questões da formação de um escritor. Em novembro retorno para a Feira do Livro da cidade. Será uma delícia rever os leitores!
Preciso contar também que já tinha estado na Feira do Livro de Vila Flores, na semana anterior, dias 11 e 12, trabalhando com o animador cultural Roger Castro, pessoa que faz toda a diferença nas Feiras de Livros da Serra Gaúcha. Voltei exausta, pois vivi uma semana intensa, mas voltei muito satisfeita com todos os encontros, pois me mostraram que, quando queremos, é possível proporcionarmos encontros produtivos e começarmos a fazer diferente. Nada acontece da noite para o dia. É no tempo da vida que começamos a perceber as mudanças que começam a surgir. Formar leitores de qualidade leva tempo. É preciso ter vontade de mudar uma realidade. É preciso apresentar bons livros e ter bons mediadores de leitura. Neste ponto, o trabalho da AMA Livros, vem fazendo toda a diferença na formação de novos leitores.
Sigamos juntos trabalhando por um Brasil de leitores!

 

Deixe sua resposta

IDENTIFICAÇÃO

Esqueceu a senha? Registrar-me